21 setembro 2012

Da crise e outras coisas mais

Nos últimos dias tenho tido tempo para pensar... E penso que a vida não me tem sorrido muito.
Existem os que nasceram com o cu virado para a lua e sabem disso. Existem os que nasceram com o cu virado para a lua e continuam a queixar-se de tudo. E depois, existem os outros como eu. E ainda, os que estão muito pior que eu e nem sequer têm uma refeição quente por dia e/ou um tecto e uma cama para dormir.
Posto isto, vejamos...
Tinha terminado o meu curso à pouco tempo, pensava aproveitar fazer o estágio profissional numa companhia de seguros, mas tal não se concretizou. Para "fugir" um pouco ao ambiente de casa, decidi ir para a tropa. Fiz os testes, tudo correu bem... Mas a recruta não correu como esperado. Os problemas continuavam a perseguir-me psicologicamente e, dei por mim a chorar dia e noite, sem conseguir dormir nem comer... Com isto, obviamente que a minha prestação física se foi abaixo. Decidi ir-me embora.
Com o regresso a casa, passados poucos dias, vi-me forçada a sair de casa dos meus pais aos 19 anos, para terminar com as confusões diárias existentes por causa da minha relação. Não tinha trabalho e o gentleman também não. Passámos uns tempos difíceis, a dormir numa casa de um amigo em vias de recuperação. Em pleno Novembro de 2009, dormimos no chão durante quase 1 mês, tomámos banhos de água fria, não tínhamos fogão nem nada para fazer comida, contávamos os trocos para comprar algo que comer e comíamos tudo frio... Até que começou a chover praticamente em cima de nós. A muito custo, tivemos que ir para casa dos pais dele até conseguirmos arranjar uma pequena casa onde conseguíssemos pagar a renda.
Desde que arranjámos casa até 1 de nós arranjar trabalho, passaram 3 meses. Foram 3 meses quase sem nos 'mexermos', porque não podíamos gastar muito combustível no carro e, continuávamos a contar os trocos para tudo, porque a renda tinha que ser paga.
Arranjei um trabalho na área que queria, tinha a ver com a minha formação... Fui das primeiras funcionárias da empresa. Comecei a ter mais colegas, a empresa foi crescendo e eu cada vez gostava mais do meu trabalho! Em Agosto de 2011 o gentleman arranjou trabalho a part-time, veio mesmo a calhar porque já tinha esgotado o subsídio de desemprego e o subsídio seguinte. Entretanto ficámos sem um carro, os nossos horários não batiam certo e era um bocado cansativo para os 2 andarmos para trás e para a frente... ir pôr e buscar, etc.
Em Fevereiro/Março de 2012 decidimos mudar de casa, para ficarmos ambos mais perto do trabalho, assim tornava-se menos cansativo. Mudámos de casa e de carro, comprámos um carro que eu realmente gostava! As coisas até não estavam muito mal, pois íamos conseguindo pagar as contas mensais. Não podíamos fazer grandes aventuras, pois o dinheiro não sobrava, mas íamos sobrevivendo! Parece que estava tudo a encaminhar-se... E eu, cada vez mais, adorava o que fazia e os meus colegas de trabalho!
Em Junho de 2012 o gentleman foi informado que seria dispensado do trabalho. Não deixámos a coisa avançar muito e decidimos rapidamente: eu vim para França a 5 de Julho, uma vez que cá estão os meus pais, com o objectivo de arranjar trabalho e orientar as coisas para ele poder vir para cá depois.
Abandonei o meu trabalho que adorava, os meus colegas que me eram tudo diariamente, a minha terra... tudo o que eu gostava, ficou para trás.

Hoje, o calendário marca dia 21 de Setembro e, eu não sei o que está reservado para mim num futuro próximo.

2 comentários:

  1. Portugal está cada vez pior como todos sabemos...mas é dificil arranjar trabalho hj em dia principalmente naquilo que gostamos e tu deixas-te o teu para ires para um país que tá menos mal mas que também nao deve ser facil...conheco varias pessoas espalhadas pela europa e sinceramente para sair do nosso mais para ir para qualquer outro país da europa nao compensa. eu posso me matar a trabalhar e receber muito mal é verdade mas tenho tudo o resto, tou em casa tenho os amigos a familia toda...tb ja pensei em sair e n sei o k fazer...la fora tb se matam a trabalhar recebem bem mas e o resto? espero que tenhas muita sorte e que eu esteja errada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susy, pena que a malta não vive dos amigos e da família nem do sol!
      Só com o meu ordenado era impossível pagar uma renda de casa, água, luz, gás, etc... despesas com 1 carro, despesas de saúde.
      Não foi uma decisão tomada de ânimo leve, mas ou era isso ou era não ter 'nada'.
      Relativamente à França estar menos mal... não é bem verdade ;) Quem está longe, nunca sabe as coisas ao certo... E quem já está cá à muito tempo, tem a mania que o país está em crise, pior que Portugal, e isso não é verdade. Aqui não há falta de trabalho... Há é muita gente que quer um emprego e não um trabalho!
      Aqui trabalha-se 35h/semana e o ordenado mínimo é quase o triplo daí. O custo de vida? Igual ao daí, aliás... há muitas coisas que até são mais baratas. Por exemplo, o gasóleo neste momento cá está a 1.34€. E aí?!
      Se gosto do trabalho que faço aqui? Não é para gostar, é para se fazer... Em PT não era por gostar muito ou pouco que recebia mais ou menos. E, que eu saiba, as pessoas ainda não vivem do ar.

      Amigos arranjam-se em todo o lado. Os que ficam em PT, estarão sempre lá... Um dia se voltar ou se for de férias, irei visitar os amigos certamente.

      Se me custou deixar tudo para trás? Nem imaginas o quanto... Só quando se tem que passar por esta situação é que sabemos dar o valor. Ainda me está a custar, porque o João ainda não está cá... Mas há-de vir, assim que for possível e depois, ficarei mais completa e mais feliz.
      Tudo o resto, vai-se 'arranjando' ;)

      Se algum dia precisares de ir para algum sítio, sabes que tens aqui alguém para te ajudar no que for preciso!

      Eliminar