22 maio 2012

Diz o nosso Primeiro-Ministro...

…que as pessoas não podem ver o desemprego como uma coisa negativa, mas sim como uma oportunidade para mudar de trabalho e/ou de vida.

Há pessoas que concordam com o que ele diz. Eu não concordo. Compreendo a boa-fé do senhor em dizer isto, simplesmente escolheu mal as palavras assim como o tom em que as disse… Mas não concordo.

Para quem concorda, por esse país fora, é porque não sabe nem nunca sofreu na pele o que é ficar no desemprego e sem qualquer perspetiva de futuro.

É muito bonito dizerem que há muito trabalho e não há pessoas que queiram trabalhar, querem é empregos onde não tenham que fazer muito. Para quem pensa assim, só desejo que este mal não vos assole na vida. Há muito boa gente a trabalhar para receber 300€ no final do mês… E talvez se estivessem quietas em casa a ganhar o subsídio de desemprego ou o social, até ganhavam mais e não tinham despesas de transporte para o trabalho.

Gosto de ouvir certas pessoas a falar sobre este assunto, lá do poleiro, assim mesmo lá do alto. É de maneira que qualquer pessoa que passa por certas dificuldades diariamente, se apercebe à légua de que essas pessoas não sabem o que isso é.

Para essas pessoas existe sempre solução. Se as qualificações forem baixas, há trabalho nas obras. Se as qualificações forem médias ou altas, existem empregos bons em cada esquina e também se pode investir nos estudos/formação.

O que estas pessoas não sabem é que não há dinheiro para investir em estudos/formação. Não sabem que as empresas não estão a contratar, muito pelo contrário. Não sabem o que é a luta diária de enviar currículos, preencher fichas… E nem uma resposta receber.

O que estas pessoas não sabem é que até conseguir arranjar um trabalhinho qualquer onde se ganhe pelo menos o ordenado mínimo ou então qualquer coisa a part-time, mesmo que temporário, as pessoas não vivem com o que recebem do subsídio de desemprego. Existem certas coisas chamadas de ‘despesas’, assim como a renda da casa, eletricidade, água, gás e as pessoas até precisam de comprar comida para sobreviver, vejam só…Tão pouco dinheiro e tanta despesa! Como é possível? Pois… Essas pessoas não sabem, porque nunca passaram dificuldades.

Ainda há quem se possa dar ao luxo de pagar 500€ de renda de casa. E depois há os outros, que nem sequer têm que pagar a renda de casa, entre outras coisas.

Para essas pessoas, não ousem dizer que existe um mundo cheio de facilidades, porque não me conhecem, não sabem que obstáculos ultrapassei e desconhecem as dificuldades que passo diariamente.

A essas pessoas, aplica-se o velho ditado: "Há pessoas que nasceram com o cu virado para a lua!"

Sem comentários:

Enviar um comentário